Pesquisar este blog

Conhecendo o Proteus

O Proteus é um conjunto de ferramentas para automatização de projetos eletrônicos (Electronic Design Automation) – EDA. Ele combina dois módulos principais inter dependentes: o ISIS (Intelligent Schematic Input System) e o ARES (Advanced Routing and Editing Software). O ISIS em conjunto com o modulo Prospice faz a captura esquemática e simulação de circuitos eletrônicos, alem disso o ISIS é especializado em fazer a simulação de circuitos contendo microcontroladores através do módulo VSM (Proteus Virtual System Modeling). O ARES é dedicado a confecção de placas de circuito impresso(PCB) – Printed Circuit Board). Neste trabalho nós vamos estudar o módulo ISIS que nos permitirá simular nossos circuitos de teste.  A tela abaixo mostra a interface ao inicializar o Proteus:

















Pressione a letra p no teclado para abrir a caixa de componentes eletrônicos do proteus mostrada na tela abaixo:















destrinchando essa caixa de dialogo:

  • Em Keywords você procura um componente digitando uma palavra cha\ve
  • Em Category você seleciona uma\ categoria de componente (transistor, capacitor, optoeletrônicos como leds e etc)
  • Em Subcategory aparece as subcategorias da categoria selecionada: por exemplo ao clicar em Microprocessor ICs ( que é a categoria mais importante ao nosso trabalho) aparece em subcategory os diversos tipos de microcontroladores diferentes que o Proteus apoia para a simulação.
  • Em Manufacturer aparece os fabricantes do compoenente selecionado.
  • Em Results os componentes encontrados nas seleções feitas anteriormente.
  • Em Shematic Preview o aspecto do componente selecionado em Results no esquema.
  • Em PCB Preview o aspecto que o componente terá no layout da placa de circuito impresso (PCB), no módulo ARES.
Para essa primeria experiência vamos montar um circuitos de um pisca-pisca feito com PIC16F628A. O Led não vai piscar pois para isso precisariamos de um codigo fonte, o que não é o objetivo deste artigo. O objetivo aqui é ensinar você a montar um circuito no Proteus..

Pressione a tecla P no teclado, na caixa Pick Devices em Category click em Microprocessor Ics. Na caixa Sub-Category clique em PIC16 Family, vai aparecer em Results todos os modelos de PIC que ajustam a seleção. Role a tela até achar o modelo PIC16F628A.
Agora preste atenção: dê um clique no nome do componente em seguida dê um duplo clique: o primeiro clique seleciona o componente o duplo clique em seguida coloca o componente na caixa de componentes do Proteus sem que seja necessário clicar no  botão OK no fundo da tela – o que fecharia a tela Pick devices forçando a abri-la novamente para continuar a seleção de componentes. Não vamos repetir novamente este procedimento mas quando disser-mos selecionar o componente significa clicar no componente, em seguida dar um duplo clique no mesmo. Prosseguindo em Category clique em “(All Categories)” , na caixa Keywords digite “res” (de resistor). Em Result selecione o único dispositivo que aparece. Em Keywords digite “led”, em Category clique em Optoelectronics – na lista de leds selecione um led de seu gosto ( eu prefiro o tipo led-yellow – led amarelo, pois tem na simulação maior brilho). Como com todo  circuito eletrônico depois de ter um ground ( terra) mais o procedimento para seleciona-lo será diferente. Feche a caixa Pick Devices clicando em OK.




















Perceba pela imagem acima que os três componentes selecionados passaram para a caixa de seleção de componentes na tela principal do Proteus. você também pode acessar a caixa Pick Devices clicando no botão com a  letra P acima dos nomes dos componentes. Perceba também que quando se clica no nome do componente uma visualização dele aparece mais acima.

COLOCANDO OS COMPONENTES NA TELA

O procedimento ensinado aqui é o mesmo para todo e qualquer componente: selecione o componente clicando no seu nome no nosso caso o PIC16F628A, leve o mouse para a tela central e clique uma vez, um “ghost” – imagem fantasma – mostrando o contorno do componente irá aparecer. Mova o mouse para onde você quer colocar o componente e clique novamente o componente é colocado na tela. Repita o procedimento para  os dois componentes restantes e coloque mais ou menos conforme a figura abaixo:


 














Para aproximar os componentes da tela (ZOOM) gire o botão do meio do mouse ( a rodinha). Para mover a imagem aperte a rodinha e arraste para colocar o componente ground que esta abaixo do led dê um clique com o botão direito na tela, aponte para o comando Place-Terminal-Ground

AJUSTANDO OS VALORES DOS COMPONENTES
A segunda caixa de dialogo mais importante do Proteus ( a primeira é a Pic devices vista acima) é a Edit component que permite editar ou mudar os valores e parâmetros de um componente qualquer. Essa caixa de dialogo é dinâmica: suas opções mudam de acordo com o componente que esta sendo editado. Para acessar essa caixa de dialogo você deve dar duplo clique ou um clique para selecionar o componente em seguida outro clique para abrir a caixa de dialogo. Repare no esquema que o nosso resistor R1 esta com o valor de 10k muito alto para a finalidade proposta que é apenas de limitar a corrente que vai passar para o led que será acionado por uma das portas do PIC. O valor desse resistor deve ser de tipicamente 330 ohms. Para mudar o valor selecione e clique no resistor conforme ensinando acima (certifique-se de selecionar o resistor e não o label com o valor dele). A caixa Edit componente mostrada abaixo se abre:


















Em Resistance apague o valor de 10K e digite 330 – 330 ohms – o valor ideal para um resistor de polarização de um led ligado a saida de um microcontrolador.

Em Componente Reference você tem a indicação do valor do componente no esquema do Proteus: assim um resistor adicionado pela primeira vez é R1, um segundo resistor adicionado é R2 e assim por diante. Da mesma forma acontece com os demais componentes: o primeiro capacitor no esquema elétrico é C1, o segundo é C2 e assim por diante. O primeiro diodo é D1 o segundo é D2 e assim por diante. O primeiro transistor adicionado é Q1 o segundo é Q2 e assim por diante. A primeira bobina é L1 a segunda é L2 e assim por diante.

LIGANDO OS COMPONENTES
Agora resta ligar “eletricamente os componentes um ao outro. Esta ligação é extremamente simples: basta clicar num determinado terminal, levar o mouse até o segundo componente a ser ligado e clicar na sua terminação. Para ligar o terminal 6 do  microprocessador ao primeiro terminal do resistor de 330 ohms posicione o ponteiro do mouse sobre o terminal 6 do microcontrolador : repare que o mouse se transforma num lápis – clique. Arraste até a ligação do componente seguinte ( no nosso caso o resistor de 330 ohms) e clique. A ligação é estabelecida. Repita o procedimento para ligar o outro terminal do resistor ao led, e finalmente o led ao ground ou terra. Circuito terminado. Você sabe o elementar sobre o Proteus para prosseguir no nosso curso sobre microcontroladores usando ele. Prossiga nos artigos indo para o terceiro “Microcontroladores Pic e Compilador MikroC”. E lembre-se se precisar de um expert em microcontroladores entre em contato comigo no email:
 








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione aqui seu comentario