Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bem - Vindo ao meu Blog

Meu nome é Fábio Antônio Ferreira. Tenho 48 anos de idade, Sou técnico em informática e técnico em eletrônica. Neste site eu pretendo mostrar a você o fantástico mundo dos microcontroladores e da eletrôncia em geral - como os PIC e BASIC  Stamp por exemplo.  teremos links pra baixar apostilas, e-books, livros, revistas, programas e outros artigos relacionados a eletrônica e microcontroladores, alem de links para baixar programas gratuitos..
Na verdade nós vamos ver inicialmente quatro famílias de microcontroladores: os PIC, os  BASIC Stamp, Arduíno e os PICAXE. Eu procuro esgotar um determinado tema ou assunto para todos os microcontroladores antes de passar para o próximo tema. assim sobre o assunto leds por exemplo eu procuro apresentar o maior numero possível de projetos e variações sobre o tema , antes de passar para o próximo assunto. Essas variações incluem artigos que mostram como implementar o assunto em todos os quatro tipos de microcontroladores citados e suas respectivas linguagens de programação.

Por exemplo ao ensinar como fazer um led piscar nos PIC eu dou exemplos de como fazer isso usando a linguagem c e dois compiladores diferentes mikroC da Mikroeletronika e o difamado CSS. não vamos entrar nesse trabalho no mérito de qual é o melhor ou pior: certamente todos tem seus pontos positivos e negativos. Pretendemos agradar a Gregos e Troianos por isso apresentaremos as rotinas em c para os PICs em ambos os compiladores. quando as rotinas forem simples elas serão apresentadas na mesma pagina para ambos os compiladores ou paginas separadas se for complexa.

O que fizemos para os PICs  faremos para o Arduíno em pagina separada, idem para os microcontroladores BASIC stamp e PICAXE. No primeiro artigo sobre cada microcontrolador você encontrará instruções detalhadas de como instalar os softwares necessários (gratuitos ou quase) para cada tipo de microcontrolador. Na medida do possível cada tipo de projeto será repetido para cada compilador/arquitetura de microcontrolador.

E para simular? é suposto para esse trabalho que o nosso leitor tenha conhecimentos básicos de eletrônica analógica e digital já que isso não será ensinado nas lições. Para evitar ter de gastar dinheiro com placas de desenvolvimento e também para aqueles que não estão suficientemente enfronhados na eletrônica nós vamos usar um programa muito poderoso para testar o funcionamento de nosso circuitos e exemplos: O Proteus.

Se você não conhece o programa e não o tem veja no link da direita da pagina "Conhecendo e obtendo o Proteus" onde adquri-lo e o básico sobre seu uso.

Queremos deixar claro que o Proteus é um programa muito poderoso  tanto para simular microcontroladores como todo e qualquer circuito eletrônico. O que mostramos no link citado é apenas o suficiente para usa-lo na simulação de nossos circuitos microcontrolados, já que estuda-lo a fundo exigiria um livro
Eu aconselho a seguir o conteúdo do blog como se lê um livro: de cima para baixo. use o menu da direita da tela para navegar. Nosso primeira excursão será sobre os compiladores usados neste blog. Não se preocupe todos os compiladores citados se não são completamente grátis, possuem versões de teste que são suficientes para o nosso estudo ( a exceção talvez seja futuramente o CCS).


E Lembre-se para qualquer trabalho que precise de material não apresentado aqui conte comigo como freelancer: entre em contato pelo email:
fatoser@yahoo.com.br

O que você achou sobre esta postagem? deixe seus comentários abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione aqui seu comentario